quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Porque ouvir Madame Saatan? (resenha)



Costumo falar que ouço muito pouca música cantada em outras línguas que não o português. Por duas razões: não sou fluente em uma língua que não a vernácula e acho as construções poéticas feitas em inglês, principalmente, muito pobres. De modo que só ouço música cantada em não-português se a parte instrumental for muito boa. Exemplos há: metal (de uma forma bem genérica), post-rock (Sigur Rós, mais especificamente, que cantam em um dialeto que só a banda entende) e óperas (italiano, alemão etc.).

Nesses casos supracitados pouco me importa se o cara (ou mulher) tá cantando um ode de louvação ou mandando eu ir me foder, pois sendo o instrumental bom demais e o vocal agradável (a parte solfejada), eu nem faço questão de traduzir a letra que está sendo cantada.

Eis que uma banda do Brasil, a Madame Saatan (originalmente de Belém do Pará) me conquista mais e mais a cada audição. Madame Saatan faz um rock muito bem executado, com bateria (Ivan Vanzar) e baixo (Ícaro Suzuki) com pegadas pesadas e mãos firmes. A “cozinha” que se espalha por todo o resto da casa. A guitarra comandada por Ed Guerreiro é a síntese do metal. Nada tem de ritmos regionais (tem lá no fundo, mas muito no fundo mesmo). Sinto que na base e nos solos, Ed Guerreiro, cresce a cada acorde, a cada riff. A vocalista, Sammliz Sam, tem uma voz equilibradíssima, grave com suavidez feminina (sem ser grossa, sem ser afrescalhada) e o melhor: ela compõe e canta em português. E aí o motivo principal do porque principal de se ouvir Madame Saatan: devido a boa entonação do vocal, a gente consegue entender toda a letra sem ter que recorrer a um encarte. E melhor ainda: há inteligência nas letras. E melhor ainda ainda: vc, caro leitor, pode baixar o último álbum da banda Madame Saatan (Peixe Homem) de graça, no site da banda, sem pirataria e sem quebrar direitos autorais. Em: http://madamesaatan.com/

Não vou tecer comentários sobre esse disco (que eu achei, simplesmente, do caralho). Deixo o leitor fazer vosso comentário, balizado e sem pressões.

3 comentários:

  1. Como disse esse disco é 'simplismente do caralho' e viciante, necessito ouvir todos os dias..o corpo pede.

    ResponderExcluir
  2. Cara, na minha opnião todos os discos do madame saatan são foda, mas claro que a produção do novo disco está bem bacana mesmo, mais pesado e mais solido,gosto de todas as musicas, desde a "Pão e circulo" à "Respira". Adoro o Madame e fico feliz por todos eles, além de musicos foda, são pessoas incriveis e com um carisma de dá inveja a qualquer outra banda!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí meu caro Sid. Madame Saatan é sem a menor sombra de dúvidas uma das melhores bandas brasileiras de metal das últimas décadas. Ouso inclusive a dizer que o som da banda bate até mesmo ao louvado e muitas vezes "superfaturado" Sepultura. Parabéns à banda e a voce, sempre com comentários inteligentes e provocativos no seu blog.
    Abraços,

    ResponderExcluir