segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Só os gays sabem amar (poesia)


Heterossexuais tem receio babaca de falarem para seus cônjuges “te amo”
Como se amar alguém fosse uma coisa do outro mundo
Um evento histórico ou sobrenatural


Não! Não existe segredo
Amar uma pessoa é saudável, é factível
E é (ou deveria ser) ato comum
Mas os casais de meninos e meninas postergam dizer ao máximo “te amo”


Amem e sejam amados
Sem receios e sem medo de cair com a cara no chão
Levar um não
Levar um “se foda”


O amor é ato tão banal
Se esconde nas entrelinhas que nem nos apercebemos dele
Bukowski amou Nina quando pediu a ela para aparar as unhas dos dedos dos pés dele
Romeu também Julieta com a mesma intensidade
Eu te amo


A grande conclusão que tiro disso tudo
É que gays amam de forma irascível, de uma maneira carnal
Como o amor deve ser amado, executado
Sem frescuras, sem se pedir ou se anunciar
Os gays colocam todas suas expectativas num amor
Que pode durar alguns minutos ou anos a fio


Sem temer o pior
Eles vivem
Simplesmente assim
Só os gays sabem amar

12 comentários:

  1. Falar que se ama alguém, assim que sentimos os sintomas, assim que surge aquele frio na barriga, aquele aperto no peito, que vai virando um engasgo na garganta e acaba explodindo pela boca com um "eu te amo".. é a maior besteira! =/ Quem fala primeiro, fica vunerável primeiro. Entrega o coração pro outro fazer o que quiser (seja bom ou ruim). E isso é muito arriscado, pois pode doer pra krai. E os gays, devido à toda dificuldade que passam pra sentir isso por alguém, são mais inteligentes por se reservarem mais e permitir menos que os outros brinquem com seus sentimentos. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, discordando de alguns pontos: isso de ser o primeiro a dizer "te amo" (questão da vulnerabilidade) é uma bobagem que mitificamos nas nossas cabeças...

      Eu não sei amar como os gays até pq não sou homo. Mas estou aprendendo a amar de forma impulsiva. Impulsiva porém responsável. Ligando-se o "foda-se" no mode ON.

      Excluir
    2. Minha pouca experiencia de vida e algumas experiências amorosas mostraram que: me expor demais à outro ser humano, não foi uma boa idéia. Deu certo, uma ou duas vezes... mas, de maneira geral, foi estupidez. Pela qual eu pago todos os dias. Ligar o foda-se e jogar-se é bom demais! O ruim é qdo vc se joga sozinho... por isso é imprescindível: cautela! Homens não sofrem, eles curtem a balada e já era! Já nós mulheres, ficamos de luto... =/

      Excluir
    3. É isso que eu falo... Não deu certo? Beleza, parte-se pra outra. Afinal a vida foi feita pra viver e não para ficar se lamentando.

      Excluir
  2. Seja hetero, homo, bi ou qualquer outra opção sexual existente, no amor não se exige nada, muito menos um "eu também" em troca do "eu te amo" falado. É um sentimento unilateral e saboreado apenas pela pessoa que ama. O amor de mãe é o melhor exemplo disso. Ela se sacrifica e se dedica a um ser, independente se ele vai retribuir ou ficar ao seu lado.

    Já a paixão... É egoísta e irracional. É 80 ou 80. É ligar o foda-se e sentir tudo intensamente como se fosse o último dia de sua vida. Aprender a conciliar esses dois sentimentos é o que todos querem no afinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que paixão e amor são sinônimos muito complicados de se separar...

      Que seja então, assim: Só os gays sabem se apaixonar.

      Excluir
  3. olá, Sidclay!

    adorei seu blog!!!

    a meu ver: amor, entrega, confiança, fé, expectativas, paixão, condescendência, ser correspondido... ou simplesmente não ser... sofrimento, dor, raiva, ódio, ilusão, encontros, desencontros... por amor, tudo isso faz parte do processo de amadurecimento de cada ser humano, e por que não, desde quando ainda éramos bem pequenino(a)s.

    quem é que não lembra de uma "paixão" até mesmo na mais tenra infância?! um primo, um vizinho, um coleguinha de escola... até mesmo o amigo de um irmão mais velho ou um professor, e tantos outros...

    errar sempre...
    mas, a cada erro um novo aprendizado.
    erro novo, nova descoberta.
    descoberta nova, e com ela: crescimento.

    vivamos o que há para viver.
    ontem com muito medo,
    hoje com mais coragem,
    amanhã com mais entrega.
    para logo depois: sofrer, chorar, arrepender-se... mas, tudo momentaneamente.

    o que é a vida senão um amontoado de "boas e más" experiências?! umas curtíssimas que parecem eternas, outras longas que sequer vimos passar.

    ame ou odeie, mas viva!
    aprenda, cresça e amadureça!
    aprenda a cuidar, a cuidar-se, a cuidar também do outro.
    com dores e amores, sejamos felizes!!!

    beijos do Tatá

    ps.: Sidclay, vamos trocar backlinks? estou construindo um blog sobre cultura lgbt, o "br gay", para acessar: http://brgay.blogspot.com/ - aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatá,

      Adorei sua resposta...

      Enquanto poeta minha função é confundir a cabeça do leitor... mas as pessoas com bom senso e inteligência leram esse poema e viram (entenderam) que a proposta foi falar de amor.

      E que o amor é gay ou hetero, da mesma forma e intensidade.

      Gosto de poder conviver e ser compreendido por todos, independente da opção sexual, religiosa, raça etc. Sou altamente a favor da liberdade de escolha e de pensamento. E estarei à sua disposição para contribuir com seu portal (blog).

      Vou acessá-lo para ter uma ideia de como funciona esse lance de backlink.

      Abraços.

      Excluir
  4. só os que se jogam sabem amar... tvz seja por isso que vc ache que gays sabem amar... na verdade se acostumaram a não ter nada a perder, porque já perderam quase tudo que é medo de aprovação ou reprovação.. mas tb isso não garante que saibam amar. Vejo o universo gay muita solidão desencontrada, à procura de um outro ideal, que impede de se entregar para o que há de real no outro que se faz disponível... acho que nem gays sabem amar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luca,

      Vc tem razão quando dizes que "só os que se jogam sabem amar"... mas, tradicionalmente, casais heteros não se jogam ou demoram a se jogar.

      O "amar" ao qual eu me refiro aqui é mais visceral... é mais como se fosse um impulso de se colocar as energias e os sentimentos, todos, junto com as expectativas numa pessoa só (ou em várias, sei lá) num período de tempo que não se sabe ao certo qual que seja...

      Concordo que no universo LGBT há muita "solidão desencontrada"... mas pelo menos eles se encontram aqui e ali. Afinal o Vinícius cantou a epifania cruel sobre a "arte do encontro e dos desencontros pela vida".

      Excluir
    2. Sidclay entendi o que você quis transmitir! Sou gay, amo, amei, não fui amado, mas hoje eu sou e meu companheiro é bissexual. Em meio a diversos desencontros nos encontramos, nos desentendemos... E nos amamos que é o que importa, temos 7 meses de namoro e ainda nos amamos... E ainda queremos nos amar mais! E ele faz a distinção entre nosso amor e os amores que ele teve/tem com meninas... Você diz que os gays sabem amar porque realmente vão a fundo... Chegam às últimas... Eu mesmo sou criticado diariamente por meus amigos desculpa aí "monótomos" héterossexuais rsrsrs... Eles não sabem o que é fazer o que eu faço... Eles nunca chegaram perto do que eu sinto/senti, porque como você mesmo disse, eles não se permitem!

      Excluir
  5. Unknown, simplesmente adorei seu comentário. O objetivo do texto é simples: amor irrestrito; e a maioria dos heterossexuais são "monótonos" nesse aspecto.

    ResponderExcluir